sábado, 18 de março de 2017

Boiadas Brasileiras - um exemplar

Boi de mamão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Fantoche representando uma Bernunça, personagem do Boi-de-mamão
boi-de-mamão é uma expressiva manifestação folclórica que ocorre no estado de Santa CatarinaBrasil, sendo encenado principalmente na região litorânea. Com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores, tem seu primeiro registro com este nome em Santa Catarina datado de 1840. Inicialmente era chamado boi-de-pano.
Trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi. Apresenta elementos comuns com o bumba-meu-boi nordestino.
Figurantes[editar | editar código-fonte]
O boi-de-mamão inerentemente usa voluntários para protagonizarem o festejo, sendo que estes são postos sob as fantasias, que são feitas por uma armação de metal ou madeira e por pano. Entre as figuras que aparecem no boi-de-mamão estão: o boi, o proprietário do boi, a bernuncia e seu filhote, a maricota, o doutor, a viúva, o cavalinho, os outros bois, os corvos, podendo faltar algumas delas.
O bernunça ou bernuncia é uma espécie de bicho-papão que engole tudo o que encontra pela frente.
Referências
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
·        O Boi de Mamão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cabelos femininos

A moda das mulheres com cabelos compridos surgiu no tempo dos trogloditas. Eles entravam nas cavernas procurando companheiras. Só podiam...